builderall

Vinho Rosé, simplesmente maravilhoso?

O Vinho Rosé é o que mais cresceu em vendas em 2015, cresceu 13%.

Vinho rosé é o vinho descontraído para os momentos especiais, ele é alegria, primavera, verão e acima de tudo um estilo de vida.

O vinho rosé é um coringa entre os vinhos, ele acompanha inúmeros pratos ligeiros de Primavera e Verão, como churrasco, pescados, frutos do mar, queijos ao molhos brancos, pastas com molho de tomate, arroz a grega, saladas com frutas e queijos, paella valenciana, sopas de peixe, entradinhas como pães com alho, salame, linguiças e defumados em geral, anchovas, carnes brancas, lombo de porco, frango, pizzas de atum, napolitana, calabresa, mozzarella e Marguerite.

Mas para tirar proveito máximo do vinho rosé e sentir quanto ele é agradável e refrescante, precisa ser servido entre 8°C a 10°C, nesta temperatura, os aromas principais são de frutas vermelhas frescas (morango, cereja, framboesa e cassis), florais (violeta), frutas secas (tâmaras), algum mineral e especiarias.

Para nossa alegria o vinho rosé está cada vez mais difundido entre os Brasileiros, porém o vinho Rosé é muito antigo, tem aproximadamente 2600 anos e foi primeiramente elaborado na cidade de Marseille em Provence no Sul da França. A Provence é o berço dos Rosés e possui três AOC (Appélattion d?Origine Contrôlée) denominadas Côtes de Provence, Coteaux d?Aix en Provence e Côteaux Varois en Provence. Além da Provence, os vinhos rosés se destacam ao sul do Vale do Rio Rhône e também o Languedoc Roussilon na região de Minervois se produzem deliciosos rosés. Na Provence os vinhos rosés devem conter pelo menos 60% de Grenache. As variedades Carignan e Cabernet Sauvignon podem participar com até 30% e as demais, Cinsault, Syrah, Mourvèdre e Counoise participam com no máximo 40%.

O melhor para os apreciadores do vinho rosé é que além da França, também produzem excelentes rosés na Itália, Portugal, Espanha, Alemanha, África do Sul, Tunísia, Rússia, China , Austrália, Estados Unidos, Argentina, Chile, Uruguai ,Brasil e por muitos outros países.

Depois, da França os três países que mais produzem vinho rosés são, Itália, Portugal e Espanha.

Na Itália a produção de vinho rosé é forte no Sul da Itália, porem, em questão de qualidade três regiões se destacam na produção de vinho rosé. A Toscana que produz vinhos rosados a partir Sangiovese. No Lago de Garda é utilizada a uva Gropello para produção de rosés especiais e no Norte da Itália, no Alto Ádige, produzem rosés com as uvas Moscato Rosa e Lagrein.

Em Portugal, tem-se vinhos rosés maravilhosos por todas as freguesias. São produzidos no DouroEstremadura e Ribatejo. Em relação à variedade de uvas utilizadas nos vinhos rosados portugueses encontram-se muitos à base de corte de varias uvas, bem como apenas uma a fantástica Touriga Nacional.

Na Espanha as regiões produtoras são Rioja, Navarra, Penèdes, La Mancha, Valencia e Catalunha. As uvas utilizadas são a Garnacha, Bobal e Tempranillo.

Os nossos vizinhos, Chile e Argentina, produzem cada vez mais rosés à base de vários tipos de uvas, tais como Cabernet Sauvignon e Malbec. Normalmente, esses vinhos são de cor e corpo mais intensos se compararmos aos delicados vinhos da França.

O Brasil também produz excelentes rosés com a uva Merlot.

Porém existem varias tonalidades de rosés, são eles;

Rosés Leves

Quando elaborados com delicadeza e sensibilidade, os rosés surgem como vinhos de grande elegância, se comportando quase como brancos especiais, principalmente por seu grande frescor e notas frutadas, sendo a presença dos taninos praticamente inexistente.

Esse é o estilo da maioria dos vinhos franceses da Provence: delicados, aromáticos, elegantes, simplesmente encantadores.

Rosés Médios

Se o enólogo decidir criam-se rosés mais tonalizados, podendo variar de algo mais que rosa-pálido até nuances de salmão ou casca de cebolas (entre rosa e castanho). Esses vinhos formam o grande contingente dos rosés produzidos em todo o mundo, inclusive a grande legião dos rosés recentes, seja do Novo Mundo ou mesmo da Europa.

Sua principal característica é aliar bom corpo a um intenso conjunto aromático e agradável frescor, trazendo aos enófilos um produto muito interessante por sua grande diversidade e pela profusão de combinações gastronômicas possíveis.

Rosés Intensos

Pode-se produzir rosés como se fossem quase tintos, onde a presença de cor e taninos gera vinhos vermelho-claros.

Esses vinhos devem ser encarados como tintos bem leves, não deixando de ser classificados como rosés, mas formando um mundo próprio onde corpo, potência, riqueza de aromas e sabores e ainda frescor formam vinhos muito interessantes do ponto de vista gastronômico.

São perfeitos para quem aprecia vinhos mais encorpados e potentes.

Ter informações do vinho é muito legal, porém degustar um bom vinho rosé com quem você gosta é muito melhor.

Para falar comigo, ligue 011-9-7117-1020 (Sergio Boffette)

Forte abraço!

J. Sergio Boffette

Produtor e professor de vinhos artesanais.

Para conhecer o conteúdo do curso de produção de vinhos visite a página pelo link  www.vinhocaseiro.com

Visite nossas mídias sociais:

Facebook @clubedovinhoartesanal

Instagram @vinhocaseiro