Preparei uma Série, tratando detalhadamente de cada qualidade de UVA que você pode comprar para elaborar seus vinhos, hoje falaremos da Uva Cabernet Sauvignon.
- Cabernet Sauvignon
Nome Popular:CABERNET SAUVIGNON
Nome científico:Vitis vinifera
Origem: França
Originária de Bordeaux, na França, a Cabernet Sauvignon, é umas das variedades mais conhecidas e difundidas do mundo e, por isso, é considerada a rainha das uvas tintas.
A Cabernet Sauvignon nasceu do cruzamento natural entre as variedades Cabernet Franc (tinta) e Sauvignon Blanc (branca), ambas nascidas em Bordeaux, a principal região produtora de vinhos do planeta. A primeira vez que se teve notícias da Cabernet foi em meados do século XVII.
Os registros são imprecisos, mas acredita-se que as primeiras mudas de Cabernet Sauvignon chegaram ao Brasil por volta de 1900. No entanto, seu plantio de forma regular não aconteceu até o começo de 1970, com a entrada de multinacionais ao País.
Hoje, a Cabernet Sauvignon é a principal uva tinta vinífera do Brasil, ao lado da Merlot. Está em todas as regiões vinícolas brasileiras e tem diferentes características devido à sua adaptação aos terrois e ao nosso regime de chuvas, que às vezes prejudica sua maturação lenta. Na Serra Gaúcha, os varietais de Cabernet tendem a ter um estilo mais europeu, com menor grau alcoólico, delicada estrutura e mais cor. Já na Campanha Gaúcha, os vinhos que são mais trabalhados podem ter características particulares, com coloração mais suave e mais alcoólicos, ao estilo do Novo Mundo.
Em Santa Catarina, estão os Cabernet Sauvignon com maior potencial de envelhecimento, acidez mais alta e taninos mais firmes. O desafio é conseguir a maturação completa dos cachos, para conter os aromas desagradáveis da piracina. No Paraná, os vinhos tendem a ter estrutura média, cores mais firmes e em geral pedem o envelhecimento em carvalho. Por fim, no Nordeste, onde o calor é excessivo, a Cabernet Sauvignon normalmente precisa de um corte com outra uva para ganhar mais cor. Esta cepa tem grande potencial e forte apelo comercial no País.
Uso: Vinho
A Cabernet Sauvignon origina vinhos com a fruta em evidência, bom corpo, acidez agradável e taninos firmes.
Seus aromas mais comuns são cereja-negra, cassis, pimentão (ou vegetal), especiarias e cedro.
Produtividade: 15 à 20 toneladas/ha
Teor de açúcar: 19 a 22° Brix
Para você aprender a produzir vinhos Artesanais, conte comigo e com nossa equipe, afinal, são 3 décadas de experiência em vinhos artesanais.
Forte abraço!
J. Sergio Boffette
Produtor e professor de vinhos artesanais.
?Aprenda e Produza vinhos saborosos e de qualidade em sua residência.
Curso online com assessoria individual e personalizado, saiba mais pelo link https://www.vinhocaseiro.com
Para conversarmos ligue em meu WhatsApp 011-9-7117-1020
Visite nossas mídias sociais:
Facebook @clubedovinhoartesanal
Instagram @vinhocaseiro
Site https://www.vinhocaseiro.com
Canal do Youtube Clube do Vinho Artesanal