Preparei uma Série, tratando detalhadamente de cada qualidade de UVA que você pode comprar para elaborar seus vinhos, hoje falaremos da Uva Pinot Noir.
Pinot Noir
A Pinot Noir é uma das uvas (castas viníferas) mais antigas, cultivada há mais de 2 mil anos. Sua origem é a região da Borgonha, no leste da França. Há indicações que comprovam seu cultivo nesta região desde o século 4 d.C. A família das Pinots (Pinot Noir, Pinot Blanc, Pinot Gris, Pinot Meunier), que compartilham o mesmo DNA, tem como característica sofrer facilmente mutações, e geneticamente se adaptar a novos terrois. Isso para os vinhos nem sempre é bom, pois o sabor da Pinot Noir muda incrivelmente conforme o local onde ela é cultivada.
É a grande uva da região da Borgonha, sudeste da França, com a qual são produzidos vinhos bastante admirados em todo o mundo entre os quais o Romanée-Conti, Volnay, Clos de Vougeot e outros tantos grands crus.
São em geral bastante complexos com aromas intensos e que evoluem muito bem com o passar dos anos. Ela também é cultivada região de Champagne , França, e faz parte do "corte" (mistura com outras variedades) que irá resultar no champanhe propriamente dito.
É uma uva de difícil cultivo, mas além da Borgonha, vem mostrando resultados satisfatórios na Bulgária, na Califórnia, no Chile, na Patagônia Argentina e no Brasil encontrou nos Campos de Cima da Serra, no noroeste do Rio Grande do Sul, um outro lar. A região abriga os vinhedos mais altos do estado e tem grande influência do frio, com invernos rigorosos e verões com dias muito ensolarados e noites de baixas temperaturas.
A Pinot Noir foi introduzida no Brasil a mais de 70 anos, permanecendo nas coleções ampelográficas das estacoes experimentais. A difusão comercial no Rio Grande do Sul, foi iniciada no final da década de 1970, sendo, aqui, utilizada para a elaboração de vinho tipo varietal e para vinhos espumantes. Uva muito sensível, se ocorrer chuvas durante a maturação, o que e normal no sul do Brasil, alem das perdas diretas causadas pelas podridões, o vinho não apresenta sua tipicidade varietal.
Seus vinhos apresentam coloração pouco intensa, mas não se engane com isso: são saborosos, perfumados e com taninos muito delicados, porém firmes. Ela também é muito utilizada na produção dos espumantes em parceria com a Chardonnay.
Como harmonizar a uva Pinot Noir?
Harmonizar a uva Pinot Noir não é tão complicado. Ela combina muito bem com pratos da comida francesa, como presunto cozido, coelho com mostarda e Boeuf (carne cozida lentamente com legumes no vinho). Porém, também acompanha pratos simples, como vegetais cozidos, risotos, carne assada, atum ou salmão.
Para quem gosta de queijos, o ideal é optar pelos de massa mole. O comté é a combinação ideal. Além disso, a Pinot Noir é uma ótima opção para aqueles jantares em restaurantes em que cada amigo pede um prato diferente.
- Nome científico: Vitis vinifera 'Pinot Noir'
- Classificação: Cultivar
- Classificação superior: Vitis vinifera
- Cor da uva: tinta
- Cor do vinho: tinto ou Branco
- Uso: Vinho
Produtividade:
- Pinots finos ou muito finos, com capacidade de produzir menos de 40 hectolitros por hectare de mosto, com qualidade superior (Borgonha).
- Pinots médios com rendimento de 40 hl/ha a 70 hl/ha,
- Pinots simples dos ?grandes produtores? (Gros Pinots) de rendimentos acima de 70 hl/ha.
e, finalmente, os Pinots ?retos? (alusivo ao porte da planta), com alta produção, menor qualidade, porém interessante para assegurar cor em vinhos de região com clima muito frio.
????
Teor de açúcar: 18º a 21° Brix.
Gostou? Então vem comigo e aprenda a produzir vinhos Artesanais, conte comigo e com nossa equipe, afinal, são 3 décadas de experiência em vinhos artesanais.
?????
Forte abraço!
J. Sergio Boffette
Produtor e professor de vinhos artesanais.
?Aprenda e Produza vinhos saborosos e de qualidade em sua residência.
Curso online com assessoria individual e personalizado, saiba mais pelo link: https://www.vinhocaseiro.com
Para conversarmos ligue em meu WhatsApp 011-9-7117-1020
Visite nossas mídias sociais:
Facebook @clubedovinhoartesanal
Instagram @vinhocaseiro
Site https://www.vinhocaseiro.com
Canal do Youtube : @ClubedoVinhoArtesanal