builderall

Preparei uma Série, tratando detalhadamente de cada qualidade de UVA que você pode comprar para elaborar seus vinhos, hoje falaremos da Uva Chardonnay.



Uva Chardonnay



História da Chardonnay.


Durante muito tempo, acreditava-se que existia uma ligação entre as uvas Chardonnay, Pinot Blanc e Pinot Noir, e esse pensamento não era por acaso: as plantas de todas as 3 possuem estrutura e formato muito parecidos, diferindo apenas na cor de seu fruto. Apenas recentemente, após estudos de análise de DNA, é que foi descoberto que a uva Chardonnay é, na verdade, um cruzamento das espécies Gouais e Pinot Blanc.

Acredita-se que os romanos foram os responsáveis por trazer a Gouais e que suas cepas foram cultivadas no leste francês junto com as uvas Pinot Blanc ? o que tornou seu cruzamento muito mais propenso.

Com isso, em meados do século XVIII, o fruto desse cruzamento, a Chardonnay, foi reconhecida como uma nova espécie de uva e não mais como uma variedade.

Principais características

Essa uva de pele verde, utilizada na produção de espumantes e vinhos brancos é, provavelmente, a mais ?maleável? que existe no mundo, e grande parte disso se deve ao fato de ser possível produzi-la em praticamente todo lugar do planeta.

É possível utilizá-la na produção de vinhos que apresentam desde a expressão máxima da fruta ? ou seja, vinhos que não passam por madeira ? como aqueles que variam de notas mais suaves até os mais amadeirados ? que apresentam características de baunilha e amanteigados.

A Chardonnay dá origem a vinhos ricos em aromas e sabores, de forma que evidencia as frutas cítricas quando submetida a climas frios, e frutas tropicais a climas quentes. Para atingir essa gama variada de vinhos que vão de estruturados e encorpados até leves e delicados, sua grande aliada é a Terroir.

O Terroir

A beleza da Chardonnay é um reflexo de sua maleabilidade. Você encontrará o mesmo tipo de uva com uma gama de sabores, de acidez, de notas e de aromas diferentes ? tudo isso graças a Terroir.

Terroir é a soma dos fatores de onde o vinhedo está plantado, tais como solo, clima etc., e essa uva possui a capacidade de desenvolver características diferentes de acordo com as do local de seu cultivo. Por isso, a Chardonnay produzida na Califórnia será totalmente diferente daquela produzida na América do Sul, mesmo que ambas ainda carreguem o mesmo nome.

Saber disso é muito útil na hora de escolher vinhos que utilizam a Chardonnay, pois as características que você encontrará em cada um dependerá também da região de origem daquela uva específica.

Regiões produtoras da uva Chardonnay

Borgonha

Local de origem da Chardonnay, produz vinhos que podem levar mais de 10 anos para atingirem seu pico de complexidade ? levando assim a vinhos brancos conhecidos internacionalmente.

Champagne

A Chardonnay produzida na região de Champagne é normalmente colhida mais cedo, nos estágios iniciais de sua maturação. O resultado disso é uma uva que gera vinhos com menos notas frutadas e maior acidez, características essas que são essenciais para a produção do espumante produzido na região, feito principalmente com uvas Chardonnay, Pinot Noir e Meunier.

Califórnia

Os Chardonnays produzidos na região da Califórnia são tradicionalmente armazenados em barricas de madeira, dando origem a vinhos encorpados com teor alcoólico mais elevado, notas de madeira, nozes e são levemente amanteigados, apresentando baixa acidez.

Austrália

Ao contrário dos outros produtores que falamos acima, os Chardonnays australianos são feitos normalmente a partir de um blend das Chardonnays produzidas em várias regiões diferentes do país, o que confere a eles diversos aromas, como melão, figo, banana, entre outros.

América do Sul, Africa do Sul e Nova Zelândia

Na América do Sul ? especificamente no Brasil, na Argentina e no Chile ?, o Chardonnay tem ganhado seu espaço. Por esses lados, as uvas têm produzido vinhos mais frutados.

Na África do Sul, o Chardonnay tem apresentado ótimos resultados, normalmente, quando produzidos nas regiões mais frias. 

Já na Nova Zelândia, os vinhos são famosos por serem os mais potentes do chamado ?Novo Mundo?.

Chardonnay produzido no Brasil.

Há algum tempo os Viticultores e Vinicultores perceberam o potencial da uva Chardonnay e sua capacidade de se adaptar a qualquer ambiente, e decidiram investir em sua produção. O cultivo tem gerado frutas adequadas tanto para a produção de vinhos quanto de espumantes, principais plantações estão em:

Santa Catarina:

São Joaquim, Bom Retiro, Pinheiro Preto e Tangara formam a mais nova área vinícola do Brasil, O primeiro vinho foi um Chardonnay 2015.

Rio Grande do Sul:

Bento Gonçalves, Campanha Gaucha, produz vinhos com Chardonnay desde 1970.

Vale do Sao Francisco:

Petrolina e Juazeiro

Importância da uva Chardonnay na produção de vinhos.

Conforme dito acima, a Chardonnay é uma uva que agrega as características do solo e do clima sob os quais se encontra, criando vinhos com mais ou menos aromas, notas etc.

A produção em locais onde o clima é mais quente gera uma Chardonnay com notas de pêssego e de melão, enquanto climas mais frios levam as notas de maçã com acidez mais alta.

Dentre todos os vinhos produzidos com a uva Chardonnay, os aromas tradicionalmente mais encontrados são:

Frutas cítricas ? limão, tangerina, maçã verde, lima, maracujá;

Florais ? flor de laranjeira e acácia;

Frutas tropicais ? banana, manga, abacaxi, pêssego;

Amanteigados ? mel, melaço, manteiga;

Amadeirados ? nozes, baunilha.

É aí onde mora a beleza da Chardonnay: sua complexidade depende muito de seu local e do clima de produção, o que depende diretamente também da época do ano em que é feita a colheita.

A uva Chardonnay é hoje a mais utilizada e produzida no mundo, por isso, você provavelmente vai sempre esbarrar em um rótulo que a contém. Assim, é importante ficar muito atento ao local de produção da uva para que você não acabe levando algo com expectativas erradas. 

Chardonnay Day

A importância dessa uva para a vitivinicultura mundial é tão grande que foi criado um dia só pra ela, o Chardonnay Day, comemorado em 24 de maio. Para comemorar essa data várias vinícolas e organizações de vinho promovem degustações e eventos ao redor do mundo, destacando os vinhos elaborados com a Chardonnay.

Harmonização

Pela grande quantidade de vinhos produzidos com a Chardonnay, a harmonização com esta bebida abrange diversos pratos. Desde carnes magras até peixes.

Não envelhecido

Para harmonizar com um Chardonnay não envelhecido, comidas leves e com sabor mais delicado fazem uma ótima combinação. Queijo frescal, peito de frango e um macarrão ao molho branco são algumas ideias para compor a mesa.

Os vinhos não envelhecidos não são ideais para harmonizar com comidas mais complexas e elaboradas. 

Envelhecido

Já os vinhos com passagem por carvalho, combinam com peixes e frutos do mar. Bobó de camarão, lagosta e bacalhoada, por exemplo, combinam com estes vinhos. Por ter um sabor mais amanteigado, peixes mais gordurosos podem fazer uma boa harmonização.

Nome científico: Vitis vinifera Chardonnay. 

Produtividade: 12 a 15 t/ha conduzida em Latada e 8 a 10 t/ha conduzida em espaldeira

Teores de açúcar: 15° a 18° Brix.

Gostou, então vem comigo e aprenda a produzir vinhos Artesanais, conte comigo e com nossa equipe, afinal, são décadas de experiência em vinhos artesanais.


Forte abraço!

J. Sergio Boffette

Produtor e professor de vinhos artesanais.


?Aprenda e Produza vinhos saborosos e de qualidade em sua residência.


Curso online com assessoria individual e personalizado, saiba mais pelo link https://www.vinhocaseiro.com



Para conversarmos ligue em meu WhatsApp 011-9-7117-1020


Visite nossas mídias sociais:

Facebook @clubedovinhoartesanal

Instagram @vinhocaseiro

Site https://www.vinhocaseiro.com

Canal do Youtube Clube do Vinho Artesanal