Preparei uma Série, tratando detalhadamente de cada qualidade de UVA que você pode comprar para elaborar seus vinhos, hoje falaremos da Uva Isabel Comum.
Chegou ao Rio Grande do Sul entre 1839 e 1842, introduzida por Thomas Maister.
A cultivar Isabel conta com considerável potencial de produção de açúcar, podendo dar origem a vinhos sem necessidade de correção do mosto (vinho fresco retirado da fermentação) com sacarose.
A uva Isabel também é utilizada para destilação ou produção de vinagre, além de fornecer suco de boa qualidade e servir para a fabricação de geleias e doces.
Geralmente, nos vinhos elaborados com as uva Isabel precisam ser adicionados uvas tintureiras tipo uva ?Couderc? para que o resultado tenha a cor intensa .
Uso: suco, vinhos populares e mesa
Produtividade: 20 à 25 tonelada/ha
Teor de açúcar: 15 a 16° Brix
Apesar de todos os esforços para substituir esta cultivar desde a década de 1930, a Isabel persiste com 50% da uva produzida no Rio Grande do Sul e é a principal cultivar plantada em Santa Catarina, e está sendo cultivadas por vários estados do Brasil, inclusive no Vale do São Francisco.
O suco de Isabel é a base do suco brasileiro para exportação. É uma cultivar de Vitis labrusca, muito bem adaptada às condições climáticas do Sul do Brasil.
Fornece produções abundantes; resistente ao oídio e às podridões do cacho, porém está sujeita a perdas pela incidência de antracnose e de míldio.
Para você aprender a produzir vinhos Artesanais, conte comigo e com nossa equipe, afinal, são 3 décadas de experiência em vinhos artesanais com todos os tipos de uvas.
Para falar comigo, ligue 011-9-7117-1020 (Sergio Boffette)
Forte abraço!
J. Sergio Boffette
Produtor e professor de vinhos artesanais.
Para conhecer o conteúdo do curso de produção de vinhos visite a página pelo link: www.vinhocaseiro.com
Visite nossas mídias sociais:
Facebook @clubedovinhoartesanal
Instagram @vinhocaseiro
Site https://www.vinhocaseiro.com
Canal do Youtube : @ClubedoVinhoArtesanal