builderall

Vamos conhecer a videira





Vinho, essa bebida maravilhosa e milenar é o suco fermentado de apenas uma fruta, a UVA.


Para você que gosta de vinhos ou que tenha interesse em elabora-lo, sugiro que conheça como plantio e desenvolvimento da videira videira e como ela se desenvolve ao longo do ano, os melhores vinhos serão elaborados com as melhores uvas viníferas


Vamos conhecer a videira?


Raízes




As raízes tem como função a fixação da planta no solo e são responsáveis por extrair do solo a agua e as substâncias nutritivas, é a principal fonte de alimentação da planta, a raiz é responsável pelo transporte da seiva bruta e acumulação de reservas.


Tronco




O tronco é a parte mais grossa que sai do solo e é o principal suporte da parte aérea, é onde acumula reservas e permite a passagem da seiva a todas as partes aéreas da videira.



Repouso Vegetativo     




Inicia-se o ciclo


A videira depende da temperatura ambiente para suportar todas as transformações ao longo do seu ciclo vegetativo.


Inicia-se o ciclo com o avanço do Outono, com a redução da temperatura e a queda das folhas. Entre o fim do outono e inicio do Inverno, a videira entra em repouso vegetativo e só despertará com a temperatura do solo superior a 12°C. Faz-se a poda da vinha nesta fase para permitir o descanso da planta.


Choro da poda




Ocorre entre o fim do Inverno e início da Primavera, termina o repouso e se inicia um novo ciclo vegetativo da videira. Essa fase torna-se visível com a perda de seiva nos pontos de corte da poda. Inicia-se ainda a atividade enzimática com condições térmicas mais favoráveis.



Abrolhamento




Inicialmente os gomos dos nós deixados ficam parecidos com algodão, em seguida aparece uma ponta verde e em seguida pequenas folhas verdes.



Período antes da floração





Quando as folhas começam a aparecer segue-se um período de expansão vegetativa e aparecem os cachos, em seguida a separação dos cachos e a separação dos botões florais.



Floração



Ocorre normalmente no final da primavera e dura aproximadamente uma semana e meia. É o período mais importante, pois definira como será a colheita. É desejável que não chova se chover o pólen é lavado e arrastado dos estames e das flores, não se da a polinização e a consequente fecundação, os frutos não apareceram e as colheitas serão bastante afetadas.


Crescimento dos Bagos



O crescimento dos bacos coincide com a época de temperaturas mais elevadas, os bagos crescem até os cachos fecharem completamente. Neste ponto os bagos das castas brancas e tintas tem a cor verde opaca.


Maturação





A maturação é definida com o aparecimento do ?Pintor?, que representa a fase do ciclo vegetativo da videira, isto é, cor tinta nas películas dos bagos de uva tinta e cor translucida nas películas dos bagos de uva branca. O processo do ?pintor? dura de uma a duas semanas, porém o bago muda de cor em 24 horas. A partir do ?Pintor? inicia-se uma fase de 35 a 55 dias durante a qual a uva acumulará açucares livres (glucose e frutose), potássio, aminoácidos e compostos fenólicos e vai perdendo acido tartárico e ácido málico(dois ácidos que representam 90% dos ácidos presentes nos bagos das uvas).


Este ciclo termina com a vindima (colheita), que poderá ocorrer no final do Verão ou no princípio do Outono.


Neste ponto o ciclo se repete.

 

Sistema de condução da videira na parreira



1 ? Sistema de condução em latada


 


2 ? Sistema de condução em Y.

 



3- Sistema de formação das plantas com condução dos braços no sentido da linha das plantas.





 

4 ? Sistema de formação das plantas com condução dos braços no sentido da entrelinha das plantas.


 



Constituição do cacho da Uva





 

Constituição do Bago da Uva



 


A Enxertia da Videira





 

Cabe ao vitivinicultor enxertar a variedade que deseja cultivar. Para isso a primeira coisa a fazer é abrir uma fenda na porta enxerto. Nessa fenda será colocado o ramo frutífero da videira a ser cultivada. Esses ramos serão chamados de garfos. E, por conseguinte, o processo de colocação do ramo na fenda será chamado garfagem.


Para que ocorra boa pega de enxertos é necessário que a casca do garfo e do porta enxerto fiquem em contato. Sentindo que o garfo ficou bem fixo no cavalo deve-se ainda amarrar um no outro, com um barbante, para que a fixação seja definitiva.


Finalmente, visando proteger o ponto de ligação que está desprotegido, pois a parte interna de porta enxerto está exposta ao sol e corre o risco de queimar-se deve-se cobrir o enxerto com terra ou areia.


A cobertura dos enxertos deve ser removida após algumas semanas, quando os enxertos começarem a brotar. Nesse momento serão eliminados os brotos dos porta enxertos e as raízes formadas no garfo. Feito isso o montinho de terra é reerguido. Aí, resta acompanhar o crescimento da planta enxertada, de maneira a permitir que apenas um broto se desenvolva no cavaleiro.


Nessa etapa a tutoração retoma. O broto em desenvolvimento deve ser preso a um tutor a fim de que cresça ereto até alcançar o ponto de apoio do sistema de condução. Quando alcançar, será curvado cuidadosamente e amarrado. Almeja-se com isso um crescimento perfeito da planta. Em seguida, iniciam-se os tratamentos fitossanitários. Esses tratamentos previnem o vinhedo da incidência de doenças.


A enxertia feita no próprio local do vinhedo é mais indicada do que o plantio direto de mudas enxertadas. Feito por etapas o enxerto ganha mais resistência. Quando o cavalo chega, o cavaleiro já está adaptado perfeitamente ao solo e ao clima da região. Além disso, o porta-enxerto não é mais uma planta incipiente, mas sim uma planta que caminha para o crescimento.


Partindo do momento do plantio dos porta enxertos, o quarto ano da videira caracteriza a sua entrada na fase adulta. Nesse momento o acompanhamento se torna intensivo e implacável. Pelo menos para o vitivinicultor que deseja colher bons frutos e produzir bons vinhos. Destacam-se entre essas atividades as podas e os tratos culturais.



Gostou? Então vem comigo e aprenda a produzir vinhos Artesanais, conte comigo e com nossa equipe, afinal, são décadas de experiência em vinhos artesanais.



Forte abraço!

J. Sergio Boffette

Produtor e professor de vinhos artesanais.


?Aprenda e Produza vinhos saborosos e de qualidade em sua residência.


Curso online com assessoria individual e personalizado, saiba mais pelo link:  https://www.vinhocaseiro.com



Para conversarmos ligue em meu WhatsApp 011-9-7117-1020


Visite nossas mídias sociais:

Facebook @clubedovinhoartesanal

Instagram @vinhocaseiro

Site https://www.vinhocaseiro.com

Canal do Youtube : @ClubedoVinhoArtesanal