builderall


Não sei se você sabe, mas a grande virada da vitivinicultura no Brasil ocorreu na década de 1990, quando foram implantadas técnicas modernas de vinificação e os vinhedos foram reconvertidos. A safra 1999 se tornou um marco qualitativo na história da uva e do vinho nacional.


Do total de produtos a base de uvas industrializados, 42% são vinhos de mesa e 49% são sucos de uva, ambos elaborados a partir de uvas de origem americana, especialmente cultivares de Vitis labruscaVitis bourquina e híbridos interespecíficos diversos. Cerca de 7% são vinhos finos, elaborados com castas de Vitis vinífera; o restante dos produtos industrializados, 2% são outros derivados da uva e do vinho.  


Redondinhas ou mais ovais, roxas, verdes ou bordôs, existem mais de 10.000(dez mil) variedades e clones de uvas no mundo. Do total, mais de 1000 (mil) são usadas na fabricação de vinhos. No entanto, muitas são desconhecidas para muitos apreciadores de vinhos.


Abaixo segue uma relação das uvas mais conhecidas no Brasil. As uvas em LETRA MAIÚSCULA, NEGRITO E GRIFADAS, são as mais fáceis de encontrar e geram vinhos maravilhosos.


Então vamos às uvas para produzir vinhos artesanais no Brasil:


Alicante Bouschet, Alvarinho, Ancelotta, Arinarnoa, Bastador, Bonarda, BORDO, CABERNET FRANC, CABERNET SAUVIGNONCarmen, Carmenère, Castelão, CHARDONNAYChenin Blanc, concord, Fernão Pires, Gewürztraminer, Goethe, ISABEL, LORENA Loureiro, Malbec, Malvasia Bianca, MALVASIA DE CANDIA, Marselan, MERLOT, MOSCATELMoscatel de Alexandria, Moscatel Nazareno, Moscato Bianco, Moscato de Hamburgo, MOSCATO GIALLO, Moscato Rosado, Mouvèdre, Muscat, NIAGARA BRANCA, NIAGARA ROSADAPeverela, Pinot Grigio, PINOT NOIRPinotage, Prosecco, refosco, RIESLING ITALICO, SANGIOVESE, SAUVIGNON BLANCSeibel, Sémillon, Sousão, SYRAH, TANNATTempranillo, Tinta Barroca, Tinta Roriz, Torrontes, Touriga Franca, Touriga Nacional, Trebbiano, Verdejo, VIOGNER, Viozinho? e muito mais.


Apesar da grande variedade de uvas de mesa e viti-viníferas para produzir vinhos artesanais, o processo e bastante semelhante, essa é a questão, processo semelhante é não igual.  


Não se aventure a produzir seu vinho sozinho, tem muitos macetes e segredos. 


Conte comigo e com nossa equipe, afinal, são 3 décadas de experiência em vinhos artesanais com todos os tipos de uvas.


Para falar comigo, ligue 011-9-7117-1020 (Sergio Boffette)


Forte abraço!

J. Sergio Boffette

Produtor e professor de vinhos artesanais.

??

Para conhecer o conteúdo do curso de produção de vinhos visite a página pelo link:  www.vinhocaseiro.com


Visite nossas mídias sociais:

Facebook @clubedovinhoartesanal

Instagram @vinhocaseiro

Site https://www.vinhocaseiro.com

Canal do Youtube : @ClubedoVinhoArtesanal