Preparei uma Série, tratando detalhadamente de cada qualidade de UVA que você pode comprar para elaborar seus vinhos, hoje falaremos da Uva Viognier.
Uva Viognier
A pesquisa moderna de DNA indica que Viognier está geneticamente relacionada a Mondeuse Blanche e Shiraz, e provavelmente surgiu no século XVIII.
Então, a ciência mostra que sua verdadeira origem parece ser as videiras selvagens do norte da Côtes du Rhône.
A uva Viognier é uma variedade muito utilizada na elaboração de excelentes vinhos brancos. De perfil intensamente aromático, as bebidas resultantes desta casta se destacam também pela coloração tendenciando ao dourado e a aptidão ao envelhecimento, quando comparados a maioria dos vinhos brancos.
A Viognier é uma uva muito elogiada pelos especialistas, mas ainda pouco explorada pelos consumidores brasileiros.
Encontrada, hoje, em diversos países como USA, Chile, Australia, Argentina, África do Sul, Nova Zelândia, Itália e até no Brasil, ninguém diz que a Viognier já esteve à beira da extinção.
Em 1965, existiam apenas oito hectares dessa cepa em todo o Vale do Rhône. De lá para cá, a popularidade da uva e de seus vinhos aumentou e ela passou a ganhar destaque dentro e fora da França.
Características dos vinhos da Viognier
A Viognier é para quem gosta de parar e sentir o cheiro das flores.
Os vinhos variam de sabor, desde mais leves como frutas amarelas, em especial tangerina, manga e pêssegos até aromas mais cremosos de baunilha com especiarias de noz-moscada e cravo-da-índia.
Dependendo do produtor e de como o vinho é feito, ele varia em intensidade, de leve e quente com um toque de amargor a ousado e cremoso.
No paladar, os vinhos são geralmente secos, embora alguns produtores façam um estilo levemente doce que embeleze os aromas de pêssego da Viognier.
Os estilos mais secos aparecem menos frutados no palato e produzem amargura sutil, quase como se triturássemos uma pétala de rosa fresca.
No geral, os vinhos desta casta encontram seu melhor momento depois de 2 ou 3 anos, quando alcançam um estado mais opulento e exótico.
Vinhos Viognier variam de cerca de 13,5% a 15% de álcool em volume alcoólico.
Como harmonizar
Os vinhos aromáticos e, geralmente, secos da uva Viognier vão bem com carnes brancas, como todos os tipos de aves e peixes, mas também os frutos do mar e os queijos suaves, como o brie. Massas ao molho branco, cozinha tailandesa, chinesa, pratos mexicanos, carne de porco e até frutas frescas também podem ser boas possibilidades de harmonização.
Condições das Regiões Produtoras
A uva Viognier floresce em solos pobres, granitos pulverulentos, micas e calcário fino.
Não é particularmente fértil, produzindo entre 20 e 30 hl / ha de uvas em bons anos.
Para desenvolver seus sabores fabulosos, exige condições perfeitas de crescimento em termos de exposição.
Os melhores locais são abrigados e voltados para o sudeste, permitindo à vinha tempo de amadurecimento suficiente para desenvolver completamente seu aroma inebriante e carregado de flores.
Principais regiões produtoras
África do Sul
A África do Sul é um dos grandes destaques do mundo dos vinhos brancos por produzirem bebidas elegantes e potentes. Suas principais regiões vitivinícolas estão concentradas na em Cidade do Cabo, Stellenbosch e Franschhoek. Elas favorecem a produção de Viognier por terem um clima mediterrâneo e sofrerem a influência do mar.
Argentina
Os vales de San Juan têm as condições necessárias para obter rótulos com características únicas e de alta qualidade, desde jovens até os intensos e estruturados, destacando-se os vinhos tintos. Embora a Viognier seja recente na Argentina, muitos produtores têm investido no cultivo dessa variedade devido ao seu potencial.
Brasil
É na região da Serra Gaúcha que podemos notar a produção de uvas Viognier e outras variedades, pois apresenta a maior tipicidade de terroir. Contudo, outras regiões também têm começado a se destacar na produção de vinhos, como Bahia e Minas Gerais, devido ao seu clima relativamente fresco.
Chile
Em pequena escala, a Viognier também é cultivada no Chile e é uma das variedades brancas mais encontradas. Esse plantio vem aumentando, pois tem chamado a atenção dos especialistas. O Valle Central é a principal região produtora, incluindo os vales Maipo, Rapel, Curicó e Maule. Um mesmo vale tem terroirs distintos, gerando uma diversidade de uvas.
México
O México também é um produtor de vinhos. Nesse país existem várias regiões vinícolas adequadas para o cultivo de uvas, que resultam em bebidas de boa qualidade. A Baja Califórnia é a maior região vinícola, pois tem clima mediterrâneo, com invernos úmidos e verões secos.
Nome científico: Vitis vinifera Viogner
Produtividade: 20 a 30 t/ha
Teores de açúcar: 23,5° a 26,3° Brix
Gostou, então vem comigo e aprenda a produzir vinhos Artesanais, conte comigo e com nossa equipe, afinal, são décadas de experiência em vinhos artesanais.
Forte abraço!
J. Sergio Boffette
Produtor e professor de vinhos artesanais.
?Aprenda e Produza vinhos saborosos e de qualidade em sua residência.
Curso online com assessoria individual e personalizado, saiba mais pelo link: https://www.vinhocaseiro.com
Para conversarmos ligue em meu WhatsApp 011-9-7117-1020
Visite nossas mídias sociais:
Facebook @clubedovinhoartesanal
Instagram @vinhocaseiro
Site https://www.vinhocaseiro.com
Canal do Youtube : @ClubedoVinhoArtesanal