builderall

Preparei uma Série, tratando detalhadamente de cada qualidade de UVA que você pode comprar para elaborar seus vinhos, hoje falaremos da Uva Concord.


Uva Concord




A uva Concord ocupa um importante lugar na cultura vinícola dos Estados Unidos, antes do sucesso dos vinhos californianos durante a década de 1980, essa variedade foi responsável por introduzir os vinhos norte-americanos em um lugar de destaque privilegiado no mundo dos vinhos.

 

Depois disso, a uva Concord continuou como a variedade mais cultivadas nas regiões vinícolas dos Estados Unidos, e ganhou o mundo. Hoje, encontram-se também algumas plantações dessa variedade em Israel, Canadá e até mesmo no Brasil.


A Concord é uma Vitis labrusca, isto é, uma variedade vinífera nativa dos Estados Unidos, dominante na região. Fiel à sua herança, a uva Concord exibe inúmeras características marcante das variantes labrusca, tais como resistência a baixas temperaturas e aromas de frutas cristalizadas.

 

O nome dessa variedade é uma homenagem à cidade com o mesmo nome, que fica no estado de Massachusetts. Foi em Concord que o aprendiz de ourives, Ephraim Wales Bull, começou a plantar uvas por conta própria, no ano de 1843. O intuito dele era criar uma casta que pudesse sobreviver bem às baixas temperaturas de toda a região de New England: Connecticut, Maine, Massachusetts, New Hampshire, Rhode Island e Vermont. Sete anos e 22 mil mudas depois, Bull viu o seu esforço se transformar em uma nova variedade de uva, que acabaria atravessando fronteiras.


Foi em New York que a uva Concord ganhou ainda mais força e prestígio. Ela é utilizada até hoje na elaboração de excelentes vinhos doces, sucos e drinks, além de outros doces e sobremesas regionais, como a tradicional Concord Grape Pie e o Peanut Butter and Jelly Sandwich.


As vinhas da Concord são caracterizadas por apresentarem baixa estatura e rendimentos baixos, no entanto, a variedade é cultivada em enormes quantidades, fazendo com que o baixo rendimento raramente seja um sério problema aos viticultores.

 

Segundo estudos, a uva Concord é descendente da uva Niagara, variedade de pele clara e também bastante cultivada nos Estados Unidos.

 

Tradicionalmente, os vinhos elaborados de uma forma mais ?comercial? com a uva Concord são doces, mas é possível obter versões mais secas se a maturação dos frutos for feita de maneira adequada para esta finalidade.

 

É a labrusca mais procurada para a elaboração de suco pelas características de aroma e sabor que confere ao produto.


É bastante produtiva quando em poda longa. Apresenta alta resistência ao míldio e ao oídio, porém, mostra-se um pouco sensível à antracnose, doença que pode causar perdas se não for convenientemente controlada na fase inicial do crescimento vegetativo.


A película da uva é fina, por isso, bastante susceptível ao rachamento de bagas quando ocorre tempo chuvoso na fase de maturação.


Concord é também conhecida como Francesa.


A concord é considerada a casta de uva mais indicada para a produção de sucos, sendo que estes possuem uma quantidade excepcionalmente alta de substâncias benéficas para a saúde, como o resveratrol e flavonóides.

 

Já para vinhos, é muito utilizada na produção de vinhos religiosos (como o vinho kosher judaico) e para adicionar volume a outros vinhos.

 

Tipo: Vitis Labrusca

Uso: suco, vinho e mesa

Produtividade: 15 a 20 toneladas/ha

Teor de açúcar: 13 a 16° Brix

Abrangência geográfica

Região Sul (RS, SC, PR) e Sudeste (SP, MG, ES)


Forte abraço!

J. Sergio Boffette

Produtor e professor de vinhos artesanais.


Para conhecer o conteúdo do curso de produção de vinhos visite a página pelo link:  www.vinhocaseiro.com


Para conversarmos ligue em meu WhatsApp 011-9-7117-1020



Visite nossas mídias sociais:

Facebook @clubedovinhoartesanal

Instagram @vinhocaseiro

Site https://www.vinhocaseiro.com

Canal do Youtube : @ClubedoVinhoArtesanal