
Uva Castelão
Castelão é uma casta de uva tinta portuguesa conhecida na região de Setúbal por Periquita. Embora seja cultivada por todo o país, destaca-se sobretudo nas regiões costeiras Sul e por vezes entra na constituição do Vinho do Porto.
Periquita é um nome do produto ou marca, propriedade da vinícola José Maria da Fonseca.
Apenas o vinho da Vinícola Fonseca chamada Periquita Clássica é 100% Castelão.
A Castelão também já foi amplamente conhecida como Castelão Francês, mas quando Portugal reformulou suas leis do vinho, o nome oficial tornou-se simplesmente Castelão.
A Castelão é uma das variedades mais cultivadas em Portugal, e embora se desenvolva melhor em climas quentes e solos secos e arenosos, é uma casta bastante adaptável. Mas sua preferência por solos difíceis, oferecendo o seu melhor sob condições tão adversas, a faz ter certa fama de masoquista, entre os especialistas...
Essa é uma cepa versátil, capaz de produzir vinhos tintos e rosés fáceis de beber, mas também apta a oferecer também vinhos tintos mais complexos.
Uma característica dos vinhedos de Castelão são os pequenos cachos com bagos escuros também pequenos, proporcionando uma alta quantidade de casca em relação à polpa.
Os vinhos da casta Castelão são concentrados, aromáticos, com taninos bem marcados que lhes dão boas condições para envelhecer, mais agressivos na juventude, mas que se tornam macios com a idade.
Envelhecidos em carvalho por um período de 5 a 10 anos, estes vinhos possuem um encantador aroma de madeira e tons levemente esfumaçados.
Já com as uvas feitas na parte central do país, com solo mais cheio de calcário, produzem-se vinhos mais leves e frutados, que não precisam ser envelhecidos, já que são suficientemente equilibrados.
Mas como Portugal não costuma ser uma terra de varietais, essa regra vale inclusive para a Castelão. Raramente encontrada em varietais, é bastante comum vê-la cortada com outras uvas nativas portuguesas, como Trincadeira e Aragonês, que a suavizam e a tornam mais acessível em sua juventude.
O vinho produzido a partir da Castelão apresenta aromas de groselha, ameixa em calda, frutos silvestres, flores azuis e notas de caça.
Os melhores vinhos da Castelão são estruturados e frutados, têm taninos proeminentes, mas não fortes, intensa acidez, e boa capacidade de envelhecimento. Esses vinhos têm uma coloração puxada para o rubi no núcleo, ficando mais carmesim nas bordas.
Para harmonizar com os vinhos feitos com a uva Castelão, guisados que são aromatizados com muitas ervas, legumes e apimentados.
Pratos mexicanos, como enchiladas, repletos de tomate, manjericão e cebola também combinam muito bem, assim como risotos e massas vermelhas.
Carnes assadas e até mesmo uma boa feijoada vão bem demais com os vinhos feitos com a uva Castelão.
Então, gostou? Vem comigo e aprenda a produzir vinhos Artesanais, conte comigo e com nossa equipe, afinal, são décadas de experiência em vinhos artesanais.
Ensinarei você a elaborar vinhos deliciosos, verdadeiros néctares. Afinal, são quase 3 décadas produzindo, ensinando e degustando vinhos artesanais dignos de medalhas.
Após sua inscrição, você terá minha assessoria vitalícia e acesso ao e-book e as vídeo aulas, onde ensino tudo nos mínimos detalhes para você elaborar vinhos artesanais.
Forte abraço!
J. Sergio Boffette
Produtor e professor de vinhos artesanais.
?Aprenda e Produza vinhos saborosos e de qualidade em sua residência.
Curso online com assessoria individual e personalizado, saiba mais pelo link: https://www.vinhocaseiro.com
Para conversarmos ligue em meu WhatsApp 011-9-7117-1020
Visite nossas mídias sociais:
Facebook @clubedovinhoartesanal
Instagram @vinhocaseiro
Site https://www.vinhocaseiro.com
Canal do Youtube : @ClubedoVinhoArtesanal
Canal do Youtube Clube do Vinho Artesanal