builderall



Adega Climatizada ? Todo apreciador de vinho merece ter a sua!


Eu e minha esposa somos apaixonadas por vinhos, além de apreciarmos vinhos produzidos no Brasil e no mundo, também produzimos vinhos artesanalmente para nosso consumo e dos amigos.


Temos a felicidade de elaborar vinhos artesanais em uma garagem da família, onde temos um subsolo para armazena-los com temperatura natural oscilando entre 14°C e 16°C, ventilado, sem umidade, sem vibrações e com pouca iluminação. Armazenamos vinhos Jovens para serem consumidos entre 8 e 18 meses.


Não somos colecionadores de vinhos, mas sempre estamos garimpando bons vinhos nas adegas especializadas.


Nosso consumo mensal está entre 18 e 20 garrafas, como residimos em um apartamento onde a temperatura oscila muito, optamos por utilizar uma pequena adega climatizada da Electrolux para 30 garrafas com temperatura ajustada em 14°C para todos os vinhos (tintos, brancos, rosados e espumantes). Antes de servir os vinhos brancos, rosados e espumantes, deixamos as garrafas com termômetro tipo cinta dentro de

um balde com gelo e água, até atingir a temperatura ideal para degusta-lo




Geladeira de cozinha para armazenar vinhos e adega para vinho de guarda!


Participamos de muitos eventos e vou aproveitar 02 perguntas que me fizeram para relatar a importância em armazenar corretamente os vinhos.


1° ? Pode-se utilizar a geladeira da cozinha para armazenar vinhos?


Vamos aos fatos:


A geladeira tem por finalidade preservar a qualidade dos alimentos e a temperatura normalmente está regulada entre 2°C e 6°C, assim, se for para deixar o vinho por pouco tempo, até atingir a temperatura ideal de consumo tudo bem, mas sugiro que coloque um termômetro tipo cinta na garrafa de vinho e acompanhe até chegar à temperatura ideal, em seguida retire a garrafa da geladeira e sirva-o.


Com raras exceções, abre-se e fecha-se a porta da geladeira muitas vezes ao dia e ainda tem aqueles que abrem a porta da geladeira e demoram para fecha-la, fazendo com que haja uma tremenda oscilação na temperatura, isso é terrível para o vinho, então, quero dizer que a geladeira não é o local ideal para armazenar vinhos, mas se esta for sua opção, evite armazenar vinhos com rolhas de cortiça natural por semanas, a cortiça absorve os odores da geladeira e irá transferir para o vinho, quando chegar o momento de degusta-lo já era! Prefira as garrafas de vinhos com rolha sintética ou tampas screw caps ( aquelas rosqueadas).


Quando for servir o vinho que ficou armazenado na geladeira, que provavelmente estará muito gelado, sugiro que:


Saque a rolha ou a tampa da garrafa e coloque um termômetro tipo cinta no corpo da garrafa e só sirva quando atingir a temperatura correta, para poder sentir todo o potencial e aromas do vinho.


É importante saber que a harmonia de um vinho se dá quando há equilíbrio entre a dureza (acidez, amargor e taninos) e a maciez (álcool e açúcar residual). Então, se o vinho estiver abaixo da temperatura ideal de consumo ficará excessivamente duro e se estiver acima ficará muito alcoólico.


Os vinhos brancos e rosados, em temperaturas elevadas passam a percepção de serem alcoólicos, pois a acidez sozinha não consegue equilibrar o álcool, e na temperatura correta ficam mais agradáveis e frescos.


Os vinhos tintos só desprendem seus aromas mais complexos na temperatura correta. Temperaturas muito baixas os tornam praticamente inodoros e, além disto, ficam muito duros e desagradáveis, já que a acidez e os taninos são realçados simultaneamente.


Os vinhos espumantes em geral devem ser servidos e consumidos em temperaturas entre 6°C e 8°C para realçar seu frescor e evitar que o gás carbônico se desprenda rapidamente.


Importante: Garrafa de Vinho aberta deve ser degustada até acabar, se sobrou vinho na garrafa você deve fechar utilizando uma tampa própria e extrair o máximo do ar interno com um gerador de vácuo, que pode ser manual ou elétrico, e em seguida armazenar na geladeira ou em uma adega climatizada, minimiza os danos, mas não faz milagres, deguste o vinho que sobrou em no máximo 02 dias.


Atualmente, muitas garrafas de vinhos, informam no rótulo a temperatura ideal para degusta-lo, caso sua garrafa não informe, siga a recomendação da tabela abaixo:




2° ? Devo ou não devo ter uma adega para vinho de guarda?


A melhor forma que encontrei para responder foi fazendo mais perguntas e provocar uma reflexão:


I ? Você pensa em ter uma Adega Passiva ou Elétrica?


II ? Se for elétrica, sua casa está com o circuito elétrico bem dimensionado, com que frequência falta energia e por quanto tempo fica sem a energia?


III ? Os vinhos que você consome, são vinhos Jovens ou vinhos antigos?


IV ? Qual a quantidade de garrafas que você consome de vinhos tintos e vinhos brancos ao mês?


V ? Você tem o hábito de comprar vinhos com potencial de guarda para ser consumido entre 05 e 10 anos e alguns longevos de 30 anos ou mais?


VI ? Com que frequência você muda de residência?



 



 


 










???????

 

Agora que você sabe a importância em manter o vinho em uma local adequado, com temperatura constante, com pouca oscilação, com ventilação natural e preferencialmente no escuro, tenho certeza que encontrara a melhor forma de armazenar suas preciosas e abençoadas garrafas de vinhos.

??

Gostou? Então vem comigo e aprenda a produzir vinhos Artesanais, conte comigo e com nossa equipe, afinal, são quase 3 décadas de experiência em vinhos artesanais.



Forte abraço!

J. Sergio Boffette

Produtor e professor de vinhos artesanais.


?Aprenda e Produza vinhos saborosos e de qualidade em sua residência.


Curso online com assessoria individual e personalizado, saiba mais pelo link: https://www.vinhocaseiro.com



Para conversarmos ligue em meu WhatsApp 011-9-7117-1020


Visite nossas mídias sociais:

Facebook @clubedovinhoartesanal

Instagram @vinhocaseiro

Site https://www.vinhocaseiro.com

Canal do Youtube : @ClubedoVinhoArtesanal