
Vinícola Guaspari, em Espírito Santo do Pinhal: influência toscana e rótulos premiados internacionalmente (Germano Lüders/)
O enoturismo ganha força na região da Serra da Mantiqueira, perto de São Paulo e Rio de Janeiro.
Por Tânia Nogueira, de Campos do Jordão
Duas décadas atrás, quem dissesse que vinhos de qualidade seriam produzidos em São Paulo ou Minas Gerais despertaria suspeita de haver tomado algumas taças a mais. Com o desenvolvimento da tecnologia de campo, no entanto, a produção de uvas viníferas se espalhou pelo Brasil. Nesse cenário, a Serra da Mantiqueira e seus arredores passaram a produzir ótimos rótulos e têm visto florescer um Enoturismo de respeito. Naquela região, clima rural, tradições caipiras e investimento, claro, compõem hoje um terroir único.
À paisagem impressionante dessa cadeia de montanhas, que se estende por 320 quilômetros com picos de altitude de 1.200 a 2.800 metros, agora somam-se os vinhedos sobre vales e encostas. Duas microrregiões da Mantiqueira, o Triângulo das Serras e o entorno de Espírito Santo do Pinhal, têm especial vocação para o turismo. Já produziam alimentos e bebidas de qualidade, como queijos, embutidos, azeites e cafés especiais. Também estão próximas de São Paulo e Rio de Janeiro, as duas cidades mais ricas do Brasil, e contam com boa infraestrutura para turismo ? a primeira inclui Campos do Jordão; e a segunda, Poços de Caldas.
Forte abraço!
J. Sergio Boffette
Produtor e professor de vinhos artesanais.
Para conhecer o conteúdo do curso de produção de vinhos visite a página pelo link: www.vinhocaseiro.com
Para conversarmos ligue em meu WhatsApp 011-9-7117-1020
Visite nossas mídias sociais:
Facebook @clubedovinhoartesanal
Instagram @vinhocaseiro
Site https://www.vinhocaseiro.com
Canal do Youtube : @ClubedoVinhoArtesanal