builderall


Dos acessórios do vinho, o decanter é um dos mais intrigantes, alguns pensam ser um vaso, outros uma jarra ou apenas uma bela peça decorativa, aí vem a pergunta:


O Que É Decanter E Como Ele Funciona?



Vamos conhecer um pouco da história do decanter?





Na Roma Antiga (XII a.C ? III d.C), o decanter era utilizado para servir vinhos nas reuniões. O vinho ficava armazenado em Ânforas de barro grande e pesado (jarros) e era o decanter o instrumento utilizado para receber o vinho da ânfora e servir aos convidados durante as reuniões.


Durante toda a história do vinho, os decanters exerceram papel fundamental no ato de servir a bebida. Os romanos antigos foram os pioneiros no trato com o vidro e os responsáveis pelo uso desse material na fabricação do decanter, atualmente é um acessório fabricado em vidro ou cristal, mas antigamente eram feitos apenas de barro.


Logo após a queda do Império Romano, outros povos utilizaram para fabricação do decanter materiais diversos entre eles o bronze, a prata e o ouro. No período conhecido como Renascimento os Venezianos e séculos depois os britânicos deram o formato definitivo ao objeto. O decanter, como o conhecemos hoje em dia, desde então variou pouco quanto ao formato e material de fabricação. A sua finalidade, contudo, ganhou novos significados.


1 ? Como o decanter funciona?



É aqui que surgem muitas dúvidas, tanto a decantação quanto a aeração são feitos no decanter, porém com finalidades diferentes.


Decantação é utilizada para vinhos de guarda, onde os sedimentos ficam na garrafa de vinho e o vinho limpo é transferido para o decanter.


Aeração é para arejar o vinho novo e potente com alto teor alcoólico e concentração de taninos.




2 ? Qual é a diferença entre DECANTAR e AERAR o vinho?


2.1 ? DECANTAR:


É o processo meticuloso de transferir o vinho de guarda da garrafa para o decanter, deixando os sedimentos no fundo da garrafa. O vinho de guarda transferido para o decanter deve ser imediatamente transferido para as taças e degustado. O vinho de guarda normalmente já está no ponto de ser degustado.


Para decantar o vinho de guarda coloque a garrafa na posição vertical um ou dois dias antes do vinho ser consumido, assim, todos os depósitos irão concentrar-se no fundo da garrafa. Vinhos de guarda (com mais de 5 anos) principalmente os tintos, criam sedimentos naturais, formados por partículas que vão se precipitando ao longo do tempo, essas partículas são formados principalmente pelo bi tartarato de potássio e normalmente chamado de borra do vinho, apesar de desagradáveis não causam nenhum mal.


2.2 ? AERAR:


É o processo de transferir o vinho Jovem e potente com alto teor alcoólico e concentração de taninos da garrafa para o decanter e deixá-lo em contato com o ar para poder respirar, esta operação requer paciência, isto é, abra a garrafa de vinho e vagarosamente deixe o vinho escorrer pelas paredes do decanter, assim o vinho respira, abre seu bouquet, melhora o paladar e realça as suas qualidades.


A aeração permite suavizar os taninos presentes no vinho e que normalmente são ásperos, secos e adstringentes, o vinho deve ficar descansando no decanter entre 60 e 120 minutos. Caso necessário, a base externa do decanter deve estar encostada com pedras de gelo para manter a temperatura ideal para degustar.


3 ? Temperatura ideal para degustar vinhos:


Vinhos tintos de guarda, servir entre 16°C e 18°C.

Vinhos tintos jovens e potentes, servir entre 15°C e 17°C.

Vinhos brancos e potentes, servir entre 10°C e 12°C.


4 ? Agora que você já sabe para que serve o Decanter, vou te dar 12 dicas valiosas:


4.1 Corra dos decanters coloridos e decorados, pois obscurecem o vinho, sempre prefira um decanter de vidro ou cristal transparente, afinal a cor do vinho é linda e deve ser apreciada.


4.2 Certifique-se de que o decanter esteja impecavelmente limpo e livre de quaisquer aromas de armário mofado.


4.3 Antes de usar o decanter, o mesmo deve ser lavado com água mineral para remover qualquer odor de cloro residual.


4.4 Nunca lave o decanter com detergente, pois a forma do decanter faz com que seja muito difícil eliminar os resíduos de sabão.


4.5 Para eliminar resíduos de vinho encrustado no decanter, lave-o com uma mistura de gelo picado e sal grosso, além de remover o vinho residual não deixa qualquer aroma.


4.6 Secar o decanter de cabeça para baixo, preferencialmente apoiado em um suporte especial para essa finalidade.


 

4.7 Para vinho jovem o ideal é o decanter ser de base larga, para expor a maior quantidade possível de vinho ao ar.



4.8  Para vinho de guarda o ideal é o decanter ser de forma mais estreita e com tampa, para expor a menor quantidade possível de vinho ao ar.



4.9 Não é obrigatório decantar cada garrafa de vinho que abrir, no entanto, é muito aconselhado quando se sabe de antemão, que esse néctar contém partículas depositadas, ao menor movimento o vinho puro vai misturar-se com a borra.


4.10 Garrafa não é decanter, abrir a garrafa e retirar a rolha não permite a respiração adequada do vinho, uma vez que apenas o líquido que se encontra próximo do gargalo é que está efetivamente em contato com o ar.


4.11  No caso de se esquecer, ou por falta de tempo, recorra a esta técnica de decantação rápida: coloque um pano branco e fino ou um simples guardanapo de papel sobre a abertura do decanter e verta o vinho através do mesmo, parando quando surgirem os primeiros sinais de borra.


4.12  Se ainda não tiver um decanter, utilize uma jarra para o processo de decantação.


5 ? Alguns modelos de decantares





6 ? Recentemente foram desenvolvidos diversos tipos de aeradores para vinhos tintos jovens, tânicos e estruturados, que tem por finalidade substituir o processo de transferência e descanso do vinho no decanter.


Funcionam por um processo físico de turbilhamento, isto é, o vinho passa pelo interior do aerador e uma imensa quantidade de oxigênio é incorporada ao vinho em um curto espaço de tempo, porém, este tipo de aerador não pode ser utilizado em vinhos de guarda, já que acelera a evaporação dos aromas e acaba com o mesmo.


 

6.1  Alguns modelos de aeradores.



À partir de agora, você sabe a importância de DECANTAR e AERAR seu vinho, tenha certeza que terá muito mais prazer em degustar uma taça do vinho que você adora com quem você gosta.



Gostou do Artigo?


Imagine o conteúdo do livro digital completo ?Os Segredos do Vinho Artesanal?.


Ganhe até 2 super presentes na compra do livro digital ?Os Segredos do Vinho Artesanal? - tudo o que gostaria de saber e não tinha para quem perguntar.


1º presente: 100% Gratuito, uma Garrafa de Vinho elaborado por mim e da minha reserva pessoal, você escolhe tinto ou branco.


2º presente: O valor que pagar no livro digital "Os Segredos do Vinho Artesanal", será 100% bonificado quando fizer sua inscrição no curso onde ensino e acompanho você a produzir vinhos artesanais de qualidade certificada em sua residência.


Para você ganhar seus presentes

Clique no link:     https://sun.eduzz.com/352562


Forte abraço!


J. Sergio Boffette

Produtor e professor de vinhos artesanais.


Para conhecer o conteúdo do curso de produção de vinhos visite a página pelo link:  www.vinhocaseiro.com


Para fazer inscrição no curso de produção de vinhos visite a página pelo link:   https://sun.eduzz.com/270114


Para conversarmos ligue em meu WhatsApp 011-9-7117-1020


Visite nossas mídias sociais:

Facebook @clubedovinhoartesanal

Instagram @vinhocaseiro

Site https://www.vinhocaseiro.com

Canal do Youtube : @ClubedoVinhoArtesanal