builderall


Em primeiro lugar, goste você ou não, esses cristais são importantes e não são sujeira no vinho.

 

 

E é importante saber que tanto as uvas tintas quanto as brancas podem originar os cristais, afinal, ambos os frutos têm os elementos que o causam.

 

 

Esse cristal do vinho, conhecido pelo nome químico de bitartarato de potássio, é formado a partir da reação do ácido tartárico com o cálcio e com o potássio, substâncias essas, naturais e existentes nas uvas maduras.

 

 

Normalmente, os cristais de bitartarato de potássio estão dissolvidos no vinho. Mas quando a temperatura diminui, ocorre uma precipitação, formando um aglomerado de cristais que podem ir parar no fundo da garrafa, da taça ou, até mesmo, se aglomerarem na rolha, formando uma película de pequenas pedrinhas.

 

 

Os cristais são perfeitamente naturais, como são bons indícios de que as uvas foram colhidas em um momento excelente e de que a sua bebida não passou por determinados processos de estabilização, ou seja, é mais natural e tende a ter excelente qualidade.

 

 

Normalmente os cristais são transparentes. Mas, em contato com o vinho, assumem as cores do meio em que se encontram. Assim, um vinho branco dá um tom palha ou amarelado, um vinho tinto torna o cristal lilás ou violeta, já um vinho chamado de tintório, com coloração violácea intensa, torna os cristais violeta escuro e até pretos.

 

 

O interessante é que quando o vinho está engarrafado, a quantidade de cristais é pequena, agora, vamos imaginar aqueles grandes tonéis, principalmente os de madeira, nos quais o vinho é armazenado! A quantidade de cristais é relativamente grande, ficam incrustados nas paredes internas e precisam ser removidos manualmente. Infelizmente, a maior parte dos cristais retirados dos tonéis de vinho ainda são descartados, considerados sem utilidade, porém, uma pequena porção é comercializada para uso na decoração de joias e semijoias, bem como na produção de cosméticos e medicamentos.

 

 

Se você gostou do artigo é porque gosta de vinhos, então continue lendo:

 

 

Para você que gosta de apreciar bons vinhos, ofereço cursos particulares, especializados na elaboração e produção de vinhos e espumantes únicos e de alta qualidade, vinhos artesanais, naturais, veganos e biodinâmicos.

 

 

Independentemente de você nunca ter elaborado uma garrafa de vinho, ser um iniciante sem experiência na produção de vinhos ou um produtor experiente em busca de aprimoramento, ofereço meu acompanhamento e assessoria particular em todo o processo da vinificação, incluindo a adequação do local que você escolher para vinificar, onde comprar instrumentos, equipamentos, acessórios, produtos enológicos, analise físico química e o principal, a matéria prima que são as uvas. Da primeira garrafa até a produção em escala.

 

 

Assista minha apresentação na garagem do vinho pelo youtube, clique no link:


https://www.youtube.com/live/irJFGcpoqdE?si=5oeJym-UGSUupddH


 

 

 


Forte abraço!

J. Sergio Boffette

Produtor e professor de vinhos artesanais.

 

?Aprenda e Produza vinhos saborosos e de qualidade em sua residência.

 

Curso online com assessoria individual e personalizado, saiba mais pelo link:  https://www.vinhocaseiro.com

 

 

Para conversarmos ligue em meu WhatsApp 011-9-7117-1020

 

Visite nossas mídias sociais:

Facebook @clubedovinhoartesanal

Instagram @vinhocaseiro

Site https://www.vinhocaseiro.com

Canal do Youtube : @ClubedoVinhoArtesanal