A videira é milenar, do vinho encontramos notícias e informações mitológicas, históricas e da literatura sacra.
Pela mitologia, Júpiter e Semele tiveram o filho Bacco que foi criado por Ninfas e crescido descobriu a videira.
Pela Bíblia, em Gênesis cap.9 ?v.20,21, Noé é o descobridor da videira.
Independente de quando o vinho surgiu, nós vamos concordar que faz muito tempo.
A verdade é que essa bebida milenar é apaixonante e cheia de surpresas, já que cada taça de vinho pode ser uma incrível experiência para a visão, o olfato e o paladar.
Durante anos eu tenho estudado, produzido e experimentado vinhos do Brasil e de todo o mundo, por isso eu reuni 6 dicas fundamentais para quem está começando nessa jornada deliciosa que é conhecer e aprender sobre vinhos.
Talvez você esteja aqui porque está cansado de ir a restaurantes e não saber escolher ou degustar um vinho, ou quem sabe você se sinta envergonhado quando vai receber amigos e não tem ideia de que vinho servir. Talvez você seja apenas um curioso em busca de conhecimento. Não importam os seus motivos, o mais importante é que você chegou até aqui, e por isso agora eu te convido a mergulhar comigo nesse universo fascinante e aprender sobre uma das bebidas mais consumidas no mundo.
Vamos lá?
1°- Como é Feito o Vinho?
Essa é uma pergunta que muitos homens e mulheres tem feito quando pensam em comprar ou pedir em um restaurante uma garrafa de vinho!
? Existem várias formas de elaborar o vinho e nenhuma forma é melhor do que a outra, elas são apenas diferentes, o fundamental é saber que o vinho é o mosto fermentado naturalmente de uvas frescas pré-esmagadas.
O processo da produção do vinho começa pela colheita, seleção das uvas, esmagamento da casca e desengace (separação dos bagos do talo), fermentação, análise e afinamento, maturação, eliminação da borra, pós-análise, engarrafamento e rotulagem.
Vinhos jovens depois de engarrafados podem ser consumidos e vinhos de guarda, após o mesmo processo, são armazenados para envelhecimento.
Tenho alguns amigos e conhecidos que falam que já beberam vinho de frutas, como de pêssego , de manga, de laranja e de muitas outras frutas, apesar de serem produzidos pelo processo de fermentação, essas bebidas não podem ser chamadas de vinho.
Vinho é uma bebida alcoólica produzida exclusivamente por fermentação do sumo das uvas, sã, frescas e maduras em contato com as leveduras encontradas na casca da uva ou leveduras adicionadas.
O mais importante é aprender a identificar as variedades mais comuns das uvas e se deliciar com os diversos vinhos produzidos por elas e é seu paladar que irá ajudar a encontrar o seu vinho favorito.
Atualmente a tecnologia está presente na maioria das adegas, porém, nem sempre foi assim, o vinho era produzido utilizando as mãos e os pés, envolviam-se muitas pessoas e era um momento de festa. É fato que a tecnologia e a especialização dos profissionais envolvidos em todo o processo possibilitam vinhos maravilhosos, mas é reconhecido que com algumas dicas é possível produzir vinhos caseiros que impressionam pela boa qualidade e ainda proporcionam uma boa diversão.
Eu e minha esposa frequentamos muitas festas e encontros entre amigos, alguns são apreciadores de vinho, outros bebem tudo o que aparecer pela frente. No dia seguinte se escuta de tudo; de ressaca, garganta seca a dor de cabeça, minha sugestão é que o consumo deve ser moderado.
Saiba as vantagens para sua saúde de se beber uma taça entre 100 ml à 120 ml de um bom vinho Tinto junto às refeições:
? O vinho tem alto teor de polifenóis, assim, o vinho tinto elimina os radicais livres e protege o coração.
? Antioxidante e age beneficamente sobre as paredes das artérias.
? Aumenta o HDL que é o bom colesterol.
? Aumenta a salivação e a atividade estomacal, melhorando o apetite.
? excelente na dieta de pessoas com pressão alta pelo alto conteúdo de potássio e baixo de sódio.
? Diminui as chances de pedras nos rins.
? Protege contra o mal de Alzheimer e a demência.
? O resveratrol é um antioxidante natural que ajuda na melhora do desempenho físico, nas funções cardíacas e no sistema circulatório.
4°- Taças corretas para degustar vinho
No interior de São Paulo existem diversas vinícolas e visitamos algumas nas regiões de São Roque, Jundiaí, Jarinu, Louveira e Vinhedo, fico observando o pessoal que encosta no balcão e pede para degustar vinhos, a grande maioria pede por vinho suave (doce) e são servidos em copinhos plásticos, este pessoal não está pensando em vinho então qualquer copo serve para esse tipo de consumidor e pelo tipo de vinho que servem. Aproveitei a atendente e pedi por vinho fino de uva Cabernet Sauvignon, o atendimento foi outro, me serviu em taça de vidro, melhorou, mas gostaria que fosse de cristal.
Taça de cristal de parede fina não é questão de etiqueta ou status, é para apreciar as complexidades dos aromas e sabores do vinho.
O sabor do vinho muda quando degustado em diferentes tipos de taças em função do tamanho, do formato e da espessura do cristal.
Taças coloridas nem pensar só para água e olhem lá, elas interferem na distinção das verdadeiras cores dos vinhos.
Para cada tipo de vinho deve-se utilizar um tipo de taça e uma quantidade de vinho, minhas dicas são:
Para vinho tinto a taça deve ter formato de bojo, boca mais estreita, haste longa e boa base. Capacidade mínima para 350 ml e devem ser servidos no máximo 120 ml de vinho ou 1/3 da taça. O vinho tinto precisa ser girado na taça para respirar e exalar seus intensos aromas e sabores.
Vinho Branco
Para vinho branco ou Rose, a taça deve ter formato de bojo, boca mais estreita, haste longa e boa base. Capacidade mínima para 280 ml e devem ser servidos no máximo 140 ml de vinho ou ½ taça.
Normalmente são vinhos menos complexos e precisam de menos contato com o oxigênio.
Para vinho espumante a taça deve ser alta, ter formato de tulipa, alongada e mais estreita na borda do que no meio do bojo e boa base. Este formato ajuda a manter as bolhas (perlage) por mais tempo na taça.
Capacidade mínima para 240 ml e devem ser servidos no máximo 160 ml de vinho espumante ou 2/3 da taça. O formato de tulipa serve para concentrar as borbulhas e direciona a efervescência e os aromas para o nariz e ao ser degustado dá aquela sensação de agulhadas suaves na língua e leveza.
Importante: Nunca gire o espumante na taça, pois perderá o gás e o espumante ficará sem graça, e nunca?nunca segure a taça pelo bojo e sim pela haste, este é o motivo por ela ser longa. É para manter sua mão longe do bojo para não aquecer o vinho.
Dos muitos casais de amigos que me ajudam a produzir vinho caseiro tenho um casal em particular, que gostam mais de cerveja do que de vinho, porém aprenderam a degustar vinho, mas sempre que os visitava me serviam uma taça de vinho tinto muito gelado. O que eu fazia era deixar a taça de vinho na mesa até ficar entre 16° a 18°C e depois degusta-lo.
Caso você não tenha uma adega climatizada, sugiro que tenha uns dois termômetros ?tipo cinta? e utilize a sua geladeira para deixar o vinho na temperatura correta antes de servir.
Tipo de vinho Corpo Temperatura °C
Tintos Leve 12 a 14
Tintos Médio 14 a 16
Tintos Encorpado 16 a 18
Brancos Secos Leve 8 a 10
Brancos Secos Médio 10 a 12
Brancos Secos Encorpado 12 a 14
Brancos doces 4 a 6
Rosés 9 a 10
Espumantes Brut 6 a 8
Espumantes Doce 4 a 6
Espumante Demi-Sec 5 a 7
Chianti, Zinfandel 16
Pinot Noir 16
Porto Tinto 14 a 16
Porto Branco 8 a 10
Jerez Fino e Manzanilla 8 a 10
Jerez Amontillado e Oloroso 12 a 14
Entre uma taça e outra de vinho é recomendado comer um pedaço da casca de pão, pedaços de maçã e ingerir um pouco de água mineral para limpar o paladar, cuidado com os queijos, muitos harmonizam com o vinho a ser degustado, mas alguns queijos servem para encobrir a falta de qualidade do vinho, não significa que estando entre amigos não deva apreciá-los.
Agora que você já conhece as 6 Coisas Que Você Precisa Saber Sobre Vinho, vamos à parte mais prazerosa, adquira alguns rótulos da sua preferência, convide quem você gosta e divirta-se.
Gostou, então vem comigo e aprenda a produzir vinhos Artesanais, conte comigo e com nossa equipe, afinal, são quase 3 décadas de experiência em vinhos artesanais.
Forte abraço!
J. Sergio Boffette
Produtor e professor de vinhos artesanais.
?Aprenda e Produza vinhos saborosos e de qualidade em sua residência.
Curso online com assessoria individual e personalizado, saiba mais pelo link https://www.vinhocaseiro.com
Para conversarmos ligue em meu WhatsApp 011-9-7117-1020
Visite nossas mídias sociais:
Facebook @clubedovinhoartesanal
Instagram @vinhocaseiro
Site https://www.vinhocaseiro.com
Canal do Youtube Clube do Vinho Artesanal