builderall


Eles parecem frescura, futilidade e desnecessários, mas tem sua devida utilidade para um bom apreciador de vinhos. Abaixo vou ????????recomendar 10 acessórios que você precisa ter, saiba por quê!!!


01 ? Corta-cápsula



Toda garrafa de vinho vem com uma cápsula que tem como finalidade proteger a rolha e parte do gargalo contra sujeira em geral, bem como para embelezar a garrafa.


As cápsulas são produzidas de plástico, PVC, papel, Alumínio, Estanho e Chumbo. É muito importante cortar e retirar o topo da cápsula antes de sacar a rolha e ter certeza de que o vinho não entrara em contato com a cápsula, já que alguns matérias das cápsulas são tóxicos.


O corta-cápsula é um instrumento em forma de ?U? e é fácil de ser utilizado, basta envolver o gargalo da garrafa, pressionar o corta-cápsula e girá-lo para cortar a cápsula, em seguida retire a tampa da cápsula deixando a superfície da rolha exposta.


02 ? Saca-rolhas



Saca-rolhas é um acessório essencial a todo apreciador de vinho e sua função é liberar a bebida da garrafa através da extração da rolha que veda e protege o vinho com o mínimo de esforço possível.


Das centenas de modelos de saca-rolhas existentes vou sugerir alguns, práticos, bom e de preço acessível, alguns modelos são universais atendem destros e canhotos. Sempre prefira saca-rolhas com parafuso revestido em teflon.









 03 ? Identificadores de taças



Servem para evitar trocas de taças durante uma festa ou reunião com os amigos.


Existem muitos modelos de identificadores de taças, eles são presos na haste ou no bojo da taça.




Quando viramos a garrafa para servir o vinho na taça e retornamos com a garrafa na posição vertical apoiando-a na mesa, teremos certeza que aquela abençoada gota não vai chegar até a toalha, graças ao salva gotas que foi colocado no gargalo da garrafa.


O salva gotas é um anel e pode ser de plástico ou metal, tem uma forração interna que pode ser de feltro, espuma ou tecido, onde a gota ficará retida.


05 ? Corta gotas


É um acessório importantíssimo para o degustador que não quer desperdiçar nem uma gota do seu vinho preferido, ele feito para evitar que o vinho respingue fora da taça ao ser servido.


Existem dois modelos de corta gotas, ambos encaixados internamente no gargalo:


A ? Lâmina fina de acetato em diversos formatos:




Simples e funcional, basta enrolar a lamina em formato de um tubinho e encaixar internamente no gargalo da garrafa, após encaixar solte a lamina e ela se ajustará sozinha na parte interna do gargalo.


B ? Bico prolongador rígido, normalmente produzido em plástico, cristal ou em aço inox:



Basta encaixar na boca da garrafa e pressiona-lo para baixo de modo que fique bem firme.


06 ? Bomba de vácuo: manual e elétrica


Muito útil para prolongar a vida do vinho que sobrou na garrafa em condições razoáveis para ser degustado por até duas semanas.


Existem vários modelos no mercado e o mais comum de ser encontrado são os de acionamento manual, seguem dois modelos:




Passo a passo para uso eficiente da bomba de vácuo:

1 ? Encaixar a tampa de borracha no gargalo da garrafa,

2 ? Encaixar a bomba de vácuo na tampa de borracha,

3 ? Bombear varias vezes até sentir a resistência causada pelo vácuo,

4 ? Remover a bomba de vácuo,

5 ? Guardar a garrafa selada em local fresco,

6 ? Para abrir a garrafa selada, basta levantar e girar manualmente a tampa de borracha.




Passo a passo para uso eficiente da bomba de vácuo:

1 ? Encaixar a parte cônica da bomba de vácuo no gargalo da garrafa,

2 ? Bombear várias vezes até sentir a resistência causada pelo vácuo,

3 ? Guardar a garrafa selada em local fresco.

4? Para abrir a garrafa selada, basta girar manualmente o corpo da bomba de vácuo.




Remove automaticamente o ar da garrafa e indica em seu visor a temperatura do vinho.

Passo a passo para uso eficiente da bomba de vácuo elétrica:

1 ? Encaixar a bomba de vácuo no gargalo da garrafa,

2 ? Acionar o botão e quando todo o ar for eliminado da garrafa aparecerá no visor a mensagem ?ok?,

3 ? Guardar a garrafa selada em local fresco.

4? Para abrir a garrafa selada, basta acionar o botão no sentido oposto..


7 ? Termômetros para vinho


Para degustar um vinho é apreciar todas as suas propriedades faz-se necessário que esteja na temperatura correta, para isso não precisa ser especialista , basta utilizar um termômetro para saber se o vinho está na temperatura ideal para ser degustado, lembrando, a maioria das garrafas de vinho informa em seu rotulo a temperatura ideal de degustação.


Existem vários modelos de termômetros para vinho, vou sugerir 02 modelos, um para a garrafa e outro para a taça:








Aloje o termômetro na taça e leia a temperatura impressa na haste de vidro.


A seguir algumas dicas de temperatura ideal para degustação de vinhos.



Caso você não tenha uma adega climatizada, sugiro que tenha uns quatro termômetros ?tipo cinta? e utilize a sua geladeira para deixar o vinho próximo da temperatura correta antes de servir, bem como, um balde de gelo com água para manter a garrafa na temperatura ideal.



Vivemos em um País Tropical e é fundamental degustar o vinho na temperatura correta para apreciar todos os aromas e sabores do vinho. A harmonia do vinho ocorre quando há equilíbrio entre a dureza(acidez, amargor e taninos) e a Maciez( álcool e açúcar residual).


8 ? Baldes para gelo




Se o vinho Tinto estiver abaixo da temperatura ideal para degustar ficará duro e sem aroma e se estiver acima da temperatura ficará alcoólico. Na temperatura ideal o tinto amacia e libera seus aromas.

Se o vinho branco estiver abaixo da temperatura ideal para degustar os aromas serão anulados e se estiver acima da temperatura ficará alcoólico. Na temperatura ideal o branco tem seu frescor, proporcionado pela acidez.


Se o Espumante estiver abaixo da temperatura ideal para degustar as bolhas ficam mais lentas e não sentimos os aromas e se estiver acima da temperatura o gás carbônico se desprende rapidamente e as bolhas desaparecem e perde a graça e o frescor. Na temperatura ideal sente-se leves picadas na língua provocada pela acidez e sente-se todos os aromas.


Escrevi a respeito da temperatura do vinho para reforçar sua fundamental importância na degustação, assim, o balde de gelo deve estar em um lugar de destaque, bem como o Termômetro de arco digital preso a garrafa aberta.


O uso correto do balde é colocar as garrafas de vinho no balde e completá-lo com 50% de gelo e 50% água (evite adicionar sal e álcool para acelerar a redução da temperatura).


Existem baldes para gelo de vários formatos e materiais, entre eles o inox, alumínio, plástico e acrílico.



Adquira quando puder


9 - Adega climatizada:



Existem adegas climatizadas de vários tamanhos e capacidades. São o jeito mais seguro de preservar o vinho, mas custam caro e devem ser adquiridas apenas por quem já está suficientemente envolvido com vinho e pensa em iniciar um estoque.


10 - Decantador:


Trata-se de uma jarra bojuda, para onde se transfere o vinho da garrafa. A operação chama-se ?decantar? e serve para ?arejar? vinhos tintos jovens, com taninos muito acentuados. Em alguns casos, o procedimento é feito para separar sedimentos (a borra) dispersos no vinho.



Acessórios para vinho são peças lindas, inclusive podem ser utilizadas para decoração e devem ficar em um local de destaque em sua residência, assim, todos podem apreciar.

??

Gostou, então vem comigo e aprenda a produzir vinhos Artesanais, conte comigo e com nossa equipe, afinal, são décadas de experiência em vinhos artesanais.



Forte abraço!

J. Sergio Boffette

Produtor e professor de vinhos artesanais.


?Aprenda e Produza vinhos saborosos e de qualidade em sua residência.


Curso online com assessoria individual e personalizado, saiba mais pelo link: https://www.vinhocaseiro.com



Para conversarmos ligue em meu WhatsApp 011-9-7117-1020


Visite nossas mídias sociais:

Facebook @clubedovinhoartesanal

Instagram @vinhocaseiro

Site https://www.vinhocaseiro.com

Canal do Youtube Clube do Vinho Artesanal