left-cornerright-corner

Nossa Primeira Produção de Vinho

Sérgio e Ilson com o primeiro carregamento de uva Bordô

 

Em 2011, com todos os equipamentos e acessórios preparados para produzir nossos primeiros 500 litros de vinho Bordô…que sensação maravilhosa!…

As uvas foram encomendadas pelo amigo Adalberto Guazzelli, 506 kg de Uva Bordô para nosso divertimento e de nossas famílias e amigos, foi nessa hora que descobrimos que ajudar a família Almeida nos possibilitou fazer amizades com outros produtores que prontamente nos ajudaram em nossa primeira produção de vinho, abaixo foto da receita de como fazer o Vinho Bordô escrita pelo amigo Adalberto Guazzelli no momento em que fomos retirar as caixas de uvas em sua cantina.

Receita de como fazer o Vinho Bordô escrita pelo amigo Adalberto Guazzelli

O ano de 2011 fechou com chave de ouro, no mês de Dezembro participamos de 02 palestras, sendo uma palestra degustativa na Vinícola Jolimont, em Canela- RS e durante os 10 dias que estivemos em Bento Gonçalves nos relacionando com os pequenos produtores de vinhos e espumantes, agora com a finalidade de estreitar relacionamento com os pequenos produtores de vinho e também participar de uma palestra para produção de espumantes com o enólogo Gilberto Pedrucci na pousada Casa Selli.

Vinícola Jolimont com a família.

Passeio em meio aos parreiras em Bento Gonçalves – RS.

 

Em Janeiro de 2012 e vamos começar a produzir a nova safra de vinho artesanal, observe pelas fotos que ampliamos nossos tanques, de 600 litros passamos para 2000 litros, produzimos vinhos: Bordô, Niágara, Isabel, Couldec, Cabernet Sauvignon e Merlot.

Mestre Almeida fazendo as medições e Sérgio.

Ilson, Gecilda, Lúcia, Sérgio e Luis Bovolini.

Vinho Bordô Fermentando.

Mestre Ramiro Cruz, João Boffette , Ilson e Sérgio Boffette.

Paulo Scomparim, Jacildo Bovolini, Lúcia , Ilson Boffette selecionando uva Niagara.

Mais conquistas em 2012
– Passamos 25 dias na Itália, com foco nas regiões produtoras de vinho.
– Fomos convidados a fazer parte da UVA – União dos produtores de vinho Artesanal de São Bernardo do Campo, neste ano foi nossa primeira participação na festa como produtor realizado em Restaurante São Francisco e São Bernardo do Campo – SP.

Estamos em Janeiro de 2013 e vamos começar a produzir a nova safra de vinho artesanal, investimos um pouco mais e saímos de 2000 litros para 3200 litros.
Produzimos vinhos: Bordô, Lorena, Isabel, Couldec, Cabernet Sauvignon e Merlot.

Família unida engarrafando vinho.

Vinho, queijo, pão, salame e uvas…

Lucia, Sergio, Julia neta do Almeida, Almeida, Ilson, Luis Bovoline, Gaucho e Daniel Almeida

Em agosto de 2013 estivemos em Videira-Santa Catarina com os amigos da UVA de São Bernardo (União dos produtores de Vinho Artesanal) e acompanhado do enólogo francês Jean Pierre Rosnier, participamos de várias degustações em vinícolas como Grando, Kranz e Santa Augusta, e de uma palestra sobre analise do vinho dentro do Campus da UNOESC ministrada pelo enólogo Jean Pierre.

Amigos Almeida, Alberto, Aldo Rosa, Eu, sogro Alvaro e Ilson (sentado a frente)

Enólogo Jean Pierre e Almeida

Parreiras

Degustação na Vinícula Villaggio Grando.

O ano de 2014 estava indo maravilhosamente bem, estávamos nos preparando para crescer, tudo o que produzíamos, os amigos consumiam a ponto de ficarmos sem vinho.
Porem, o que ninguém esperava aconteceu, um belo sábado, dia 05 de Julho as 17:00 meu irmão Ilson passou em nossa casa, conversamos e dei o que seria meu ultimo abraço e beijo em meu querido irmão. Por volta das 17:30, em sua casa, indo da sala para cozinha teve um ataque cardíaco fulminante e foi ter com o senhor. Agradeço a Deus por poder aproveitar excelentes momentos com ele, só boas recordações. Abaixo algumas fotos de vários momentos com meu irmão Ilson.

Sérgio, Ilson e Alvaro

Almeida, Ilson e Sérgio.

Degustação do nosso Vinho Artesanal na UVA (União dos Vinicultores Artesanais).

Chegou 2015, momento de decisões, minha cunhada Sandra, achou por bem parar com o vinho artesanal.

Eu e minha Esposa Lucia, decidimos continuar e homenagear meu Irmão Ilson que tanto se divertiu e nos ensinou na produção do vinho artesanal, compartilhando o que aprendemos e estamos aprendendo através de dicas valiosas para quem queira produzir seu próprio vinho artesanal ou apenas conhecer melhor o processo de vinificação e então nasceu o portal www.clubedovinhoartesanal.com.br e de tempos em tempos teremos encontros presenciais para produzirmos vinhos juntos e compartilharmos experiências.

3 Dicas Para Produzir Vinho Artesanal!

1° dica: seja gentil e escute com atenção e respeito todo produtor de vinho artesanal, você só tem a ganhar em conhecimento e pode nascer uma grande amizade.

2° dica: independente de você produzir vinho artesanal ou não, seja humilde, cada safra é uma safra, e a uva é diferente, sempre estaremos aprendendo.

3° dica: vinho artesanal tem a personalidade de quem o produz e normalmente quem o produz o adora, então, procure algo para elogiar no vinho quando estiver degustando, poupe as criticas, de nada valem, são baseadas em suas experiências e estas são somente suas.

Case de Produção de Vinho Artesanal Colonial!

O Sr. Horácio Catto é tio da minha Esposa, mora e vive em Tiête – São Paulo, aprendeu com seus bisavós e avos a fazer vinho artesanal colonial, tudo é pela sua habilidade, nada é aferido, Eu adoro degustar o vinho Bordô feito por ele.

Como diz nosso amigo e mestre Antônio Pereto “Uva nasceu para ser vinho”, mas com ajuda do Homem pode ficar melhor.

Gostaria de ter tido antepassados na família que me ensinassem a produzir vinho artesanal, mas, tivemos a felicidade de conhecer e transformar em amigos produtores de vinhos artesanais criteriosos e abertos ao aprendizado, então, iremos passar dicas de como produzir vinho artesanal que te deixará orgulhoso e a seus amigos também, uma experiência única para os sentidos.

E aí?... Preparado para produzir seu vinho artesanal?

Acervo Pessoal da Nossa Jornada na Elaboração de Vinho Artesanal Desde 2011.

José Sergio Boffette

Co-fundador do portal do vinho artesanal caseiro

Não sou Enólogo, não sou Médico, não sou Químico, sou um apreciador de bons vinhos e produtor de vinho artesanal caseiro de qualidade certificada.

Meu desejo é que o vinho seja acessível a todos, uma taça de vinho tinto junto às refeições faz bem a saúde e melhora o humor.

Gostou, faça seu comentários e suas perguntas, terei o maior prazer em responder. Abraços!